Dríades

A Dríade, de Evelyn De Morgan (1850-1919)Uma das classes das Epígias, ninfas da terra, são as dríades, ninfas protetoras das árvores.

As dríades são extremamente sábias, sendo que estão presentes aqui desde o início dos tempos. Dentre suas características está a habilidade de falar com as plantas e animais. Podem também se camuflar no meio das folhagens, mudando a cor da sua pele, independentemente da estação, quando tímidas ou amedrontadas – talvez seja essa a razão de dizerem que as dríades são as ninfas mais misteriosas.

Dríades nascem de árvores e, geralmente, continuam vivendo nela ou nas suas proximidades.

Quando uma árvore que “deu” uma dríade é cortada ou queimada, a dríade morre junto, mesmo que não esteja dentro dela, dada a tamanha conexão que esses dois seres têm entre si.

Muita gente usa a palavra dríade para se referir a todas as ninfas que vivem nas florestas, sem saber que existe uma subdivisão dessa classe de ninfa, que se faz em:

  • Hamadríades – das árvores individuais
  • Helíades – dos álamos
  • Hiléoras – dos abetos e outras coníferas
  • Melíades – dos freixos

(Eu poderia falar de todas elas aqui, mas pra não deixar o post muito chato e looooongo demais ou ter que cortar informações bacanas, vou deixar pr’algum dos próximos.)

Temos como similares às dríades os kodamas, espíritos japoneses que vivem em árvores, e as Ghillie Dhu, fadas escocesas protetoras das árvores.

Chegamos ao fim de mais um post relacionado às ninfas. Qualquer coisa, pra não se perder, chega mais ali no button do Especial Ninfas. Ok? Ok. (The Fault in Our Stars feelings.)

BESOS!

Laís

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s