Ninfas

Nymphs, de William Bouguereau

Parte importantíssima da mitologia grega, as ninfas (do grego nimphe, que significa “noiva” ou “botão de rosa”) são deusas-espíritos femininos. Suas formas são feitas pelos moldes dos deuses, ou seja, são muito gatas. Alguns autores se referem às ninfas como “fadas sem asas, leves e delicadas”. São a personificação da graça e podem ser encontradas tanto em lagos e riachos, como em bosques e montanhas.

Nymphs and Satyr, de William Bouguereau

Normalmente, são associadas à deusa lunar Ártemis, por esta ser ligada à caça, à vida selvagem e à magia. De acordo com Homero, a classe mais especial de ninfas é a das Melíades, descendentes de Urano, pois essas são as ninfas ancestrais. Possuem o dom da profecia, da cura e da nutrição.

Não envelhecem nunca e, embora tenha uma vida muito longa, não são imortais. Por terem uma beleza tão extraordinária, são muito, mas muito frequentemente alvo dos sátiros, aqueles taradinhos (quem lembra do Phil, de Hercules?).

Ninfas são citadas em muitas histórias da mitologia e, normalmente, aparecem como auxiliares de divindades maiores. Apesar disso, podem aparecer também como personagens de lendas onde temos o amor como motivo central (vide uma das histórias românticas mais conhecidas da mitologia grega: Eco e Calisto).

[ATUALIZAÇÃO] Podemos notar, na divisão desses seres, que há ninfas somente para os elementos água e terra. No blog Dodecateismo li que isso se dá da separação dos gêneros, sendo que fogo e ar são elementos masculinos. [/ATUALIZAÇÃO]

As classes de ninfas são inúmeras, então eu não vou postar elas aqui. [SPOILER] Mas, é bem provável que eu e as gurias façamos um post para cada uma delas.  [/SPOILER]

Quem ficou com vontade de ser uma ninfa bota o dedo aqui, que já vai fechar!

Laís

Anúncios

4 comentários sobre “Ninfas

  1. Pingback: Náiades | Fairytale Land Stories

  2. Pingback: Antusas | Fairytale Land Stories

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s