Laura Makabresku

Hoje, eu estava no tumblr, quando me deparei com essa imagem, cuja legenda era “Laura Makabresku is reading fairy tales”. Automaticamente me encantei por ela e pensei se haveria mais de onde isso vinha. Fui atrás e encontrei bem mais do que esperava:

Laura é uma artista visual e fotógrafa polonesa, de 25 anos. Na sua página no facebook, ela conta que tem uma fascinação infantil pela morte, o que podemos notar em suas fotografias ambientadas numa terra, onde ela é libertadora, uma espécie de sonho bom, em que todos caem em busca de eternidade, e que existe dentro de nós. Nessa terra, tudo existe fora do tempo, em toda parte e em lugar nenhum, nunca e sempre, e a eternidade é tão cruel como a morte.

O seu trabalho sempre tem uma atmosfera de contos de fada, segundo ela:

“Minhas fotografias são como imagens de bonitos, porém cruéis, contos de fada. Suas narrações não são lineares. As imagens que aparecem são como sentimentos que vêm durante a leitura de uma velha história baseada no folclore – cheia de feitiçaria  e retribuições. A estrutura de meus trabalhos é similar a estrutura de um sonho, onde as tendências naturais de coleta e organização de impulsos e motivações coincidem com confrontos irracionais de objetos e sentimentos. Isolamento e feridas estão fechados em padrões, ordens difíceis e artificiais – feitiços visuais criados para dividir a beastillness* da humanidade e os sonhos de horror.”

No seu flickr, acredito que esteja a “obra completa” dela, mas você também pode encontrar mais fotos no tumblr, no deviantart e no seu blog, onde também tem alguns de seus textos. Ah é!, ela também tem uma lojinha virtual pra vender seus trabalhos.

Conto de fadas sobre uma garota que pede a lua ajuda para remover sua maldição que recai sobre ela desde a noite em que, na frente do jardim de sua casa, ela alimentou uma matilha de lobos com carne fresca pela primeira vez. Agora os animais voltam à ela todas as noites, assustando os moradores do vilarejo com seus uivos. Logo, os moradores decidem forçar seus pais a abandoná-la e entregá-la a floresta. Ela passou a noite passada com um pretendente que vai perder a chance de crescer.

Conto de fadas sobre uma garota que pede a lua ajuda para remover sua maldição, que recai sobre ela desde a noite em que, na frente do jardim de sua casa, ela alimentou uma matilha de lobos com carne fresca pela primeira vez. Agora, os animais voltam à ela todas as noites, assustando os moradores do vilarejo com seus uivos. Logo, os moradores decidem forçar seus pais a abandoná-la e entregá-la a floresta. Ela passou a noite passada com um pretendente que vai perder a chance de crescer.

A foto acima é a que eu mais gostei dela até agora, não só pela imagem, mas também pelo título, que é uma história muito interessante. E vocês, têm uma preferida já?

Emily

*não encontrei um significado pra “beastillness” na hora de traduzir o texto, mas acredito que seja algo como ‘bestialidade’ ou ‘doença da besta’.

Anúncios

7 comentários sobre “Laura Makabresku

  1. As fotos que ela faz tem um traço de melancolia que chega a dar uma dorzinha no peito. Não deixa, no entanto, de transmitir suavidade e ternura pelo momento narrado. Vou pesquisar mais sobre ela nos sites que vocês disponibilizou 🙂 ❤

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s