Princesas Esquecidas ou Desconhecidas

Imagem

Princesa Tremenduskah

Estamos tão acostumados com aquelas princesas de sempre dos contos de fadas, como a Cinderela e a Branca de Neve, que nunca paramos para pensar naquelas das quais ninguém conta histórias, aquelas injustamente esquecidas. Nada poderia ser mais justo do que um livro que fale sobre elas.

E é sobre elas que Princesas Esquecidas ou Desconhecidas, de Philippe Lechermeier, fala. Mas, não é só sobre isso. O autor cria um mundo inteiro ao redor dessas princesas que nem sonharíamos que pudessem existir, princesas um tanto inusitadas. Como se não bastasse, o livro ainda trás diversas curiosidades sobre elas, fala sobre beijos, leques, castelos, segredos, sementes e mais uma porção de coisas! Se eu tivesse que descrever o livro em uma palavra, essa seria “inusitado”.

Ao descrever as princesas, o autor dá um toque de humor que torna a leitura agradável e leve, mas não boba. O mais legal é que, mesmo com tantas esquisitices sobre as princesas, elas se tornam admiráveis e a gente acaba por querer saber mais sobre elas do que o livro fala. Ele é tão mágico, espontâneo e engraçado, que parece que foi escrito por um bobo da corte brincalhão de um desses castelos de contos de fadas.

Para dar um toque (e que toque) mais especial ao livro, a brilhante Rébecca Dautremer foi quem fez as ilustrações e, cá entre nós, se o livro tivesse sido ilustrado por qualquer outra pessoa, não seria a mesma coisa.

Eu tenho a versão publicada pela editora Edelvives, que é em espanhol, vem em uma caixinha com um caderninho, o livrinho sobre as princesas e alguns postais. Uma delicadeza! Mas, também se pode encontrar a versão em português, publicada pela editora Salamandra (que não vem em uma apresentação tão bonita quanto a outra).

Recomendo essa leitura para cada cidadão desse mundo que queira conhecer as mais diferentes, mágicas e inusitadas princesas que poderiam existir.

Alícia

5 comentários sobre “Princesas Esquecidas ou Desconhecidas

  1. Fiquei o post inteirinho pensando assim: preciso, preciso, preciso! auahuahuah
    Coloquei na minha listinha de livros que com certeza vou ler agora quando vierem minhas férias da Psicologia! E estou super curiosa quanto as ilustrações também pois só essa que você postou já é ~ mais que~ um sonho!
    Sempre, sempre, obrigada!
    Adoro o blog cada vez mais 🙂

  2. O que eu tenho foi comprado na Livraria Cultura, mas creio que não tenha mais lá porque foi há muito tempo! Procurei na Saraiva e também não encontrei e, infelizmente, não tenho nenhum site de confiança pra te passar para você comprar online, mas com certeza deve ter a edição em espanhol em algum desses sites de compra online por aí!

Deixe um comentário

