Especial sobre Castelos

Dando uma passeada por essa rede malandra que invade a nossa mente e não nos deixa fazer nada da vida (vulgo internet), li um artigo que falava sobre os 40 castelos mais bonitos do mundo. Eu amo castelos e, se não tivesse desistido da arquitetura, me especializaria em algo relacionado a restauração desse tipo de local (talvez fosse difícil aqui no Brasil, mas enfim…). Assim, decidi fazer um post mostrando algumas das mais maravilhosas construções do planeta.

Os castelos começaram a surgir lá pelo século IX, em resposta à invasões e lutas e como uma manifestação do poder político dos senhores feudais. Entre o séculos IX e XV, milhares de castelos foram erguidos pelo mundo. Nesse tempo, os senhores feudais eram “os tais”, o que eles diziam era a lei e suas torres e castelos a garantia de segurança e ordem para a população local. Hoje em dia, os castelos são mais atrações turísticas do que moradias, tendo, cada um deles, um padrão diferente de arquitetura, dependendo de onde ele se localiza.


O Castelo de Neuschwanstein, da Alemanha, que começou a ser construído em 1869, tem um estilo neorromântico, diferente do Castelo de Himeji, no Japão, construído em meados do século XIV, que mantém o padrão usual dos castelos japoneses.


Um dos meus castelos favoritos pra vida é o Castelo de Bran, que se encontra na Romênia. Este castelo da Idade Média, cheio de passagens secretas e um estilo de arrepiar, começou a ser construído no séc. XIII e é mais conhecido como a antiga residência do Conde Drácula. Apesar de tudo, são poucas as evidências de que o imperador que inspirou o personagem de Bram Stoker, Vlad Tepes (ou Vlad, o Empalador), realmente tenha vivido ali.


Na Romênia, também existe um outro castelo magnífico. Considerado um dos mais belos da Europa, o Castelo de Peleş foi construído em estilo romântico (o que me faz pensar muito nas princesas dos contos de fadas que tanto amamos), entre 1873 e 1883.


O Castelo de Kilkenny localiza-se na cidade de mesmo nome, no sudoeste da Irlanda. (Vejo o Kilkenny e penso “CELTAS EVERYWHERE!”. Sério.) A primeira torre normanda deste castelo começou a ser construída em 1172, a mando de Richard de Clare, segundo Conde de Pembroke.


Ainda existem muitos castelos lindos para se falar sobre. Sendo assim, sempre que pudermos, faremos novos posts, cada um sobre uma construção diferente. Nós os marcaremos com a tag “Especiais Castelos” e eles irão se encontrar na categoria “Especiais”.

Então, muchachos, quais desses castelos entrarão pra listinha cor-de-rosa de vocês?

Laís

About these ads

3 comentários sobre “Especial sobre Castelos

  1. Pingback: Especial Castelos: Castelo de Noisy | Fairytale Land Stories

  2. Pingback: Especial Castelos: Castelo de Noisy | Fairytale Land Stories

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s